Filosofia
Trabalho de pesquisa e de preparação -- Guião
O presente guião substitui o
enunciado anterior.
Peso: 2
Trabalho individual
O trabalho consiste num conjunto de
duas tarefas cujo conteúdo deve estar interligado. Cada uma consiste numa composição escrita (ensaio ou relatório) de
300 a 350 palavras.
Prazos: entrega da primeira
tarefa até 23 de março de 2020; entrega da segunda tarefa até 25 de março de 2020.
A quarentena obrigou-nos a reformular o
plano de trabalho para o final do segundo período: o peso do trabalho foi alterado e passou a ser um trabalho individual. Ainda que os alunos
investiguem em conjunto e que troquem ideias, a redacção dos seus trabalhos é
individual.
Não serão aceites trabalhos com conteúdo e organização
iguais ou praticamente iguais.
Não serão aceites plágios, ainda que parciais.
A comunicação será feita,
preferencialmente, por e-mail (psousa@aepaa.pt). No caso de não conseguirem
enviar ficheiros via e-mail,
informem-me, para que possamos encontrar uma solução.
Enquadramento:
·
Cidadania e desenvolvimento;
·
Filosofia política: sensibilização para o problema
da justiça social – John Rawls e os seus críticos.
·
Problemas do mundo contemporâneo.
Introdução:
O tema de fundo deste trabalho é a discussão do que é a justiça social e da forma
como esta pode ser alcançada e mantida. Procura-se dispor de informação e de
exemplos concretos que facilitem a análise comparativa das teses de John Rawls
(Uma teoria da justiça, 1972) e dos
seus críticos sobre este problema.
A percepção de que a sociedade é justa ou
injusta joga-se no equilíbrio entre (a)
as expectativas do indivíduo de ver satisfeitos os direitos e regalias que
considera legitimamente seus, (b) os
direitos dos outros membros ou das instituições da sociedade (sendo que os
direitos de uns são os deveres de outros) e (c)
a percepção de que os deveres e direitos de cada um são distribuídos
proporcionalmente ou respeitando as regras sociais.
Esse equilíbrio entre direitos, deveres e regras deve assentar
no princípio da igualdade? Se sim,
que espécie de igualdade deverá ser essa? Igualdade
de rendimento? De direitos? De oportunidades? De poder?... Deverá, em vez disso, assentar nos princípios da
liberdade e da independência individuais? Dependerá de regras cegas, ou de
decisões prudenciais, baseadas no bom senso?
A distribuição e a articulação dos
estatutos e papéis sociais são decisivas para a percepção da justiça social. Um
papel social representa um conjunto de comportamentos que a sociedade
legitimamente espera do indivíduo (+/- deveres). Um estatuto social designa o
que um determinado indivíduo legitimamente espera da sociedade (+/- direitos).
O conjunto dos papéis e estatutos de um indivíduo formam a sua identidade
social, ou seja, o lugar que ocupa na sociedade e a forma como é reconhecido
pelos outros e como se reconhece a si mesmo.
Ex.: um mesmo indivíduo pode ser
filho, pai, doutor, desempregado e jornalista.
Q1.:
Qual é o papel de um jornalista? Descreva os comportamentos esperados de um
profissional desta área.[Substitua “jornalista” por “esposa” e por “marido”…]
Q2.:
Qual é o estatuto social de um jornalista? Descreva os direitos e as
prerrogativas (as decisões que pode tomar sozinho fora do âmbito da lei) de um
profissional desta área.
A forma como são distribuídos os
estatutos e papéis, os direitos e deveres, pode ser mais ou menos equilibrada,
proporcional ou respeitadora da individualidade de cada um. O sentimento de
injustiça social surge quando os indivíduos consideram que algum destes
aspectos falhou.
A desigualdade de género é um exemplo
claro dessa falha, quando não existe alguma justificação racional para a
desigualdade de rendimentos entre os sexos, da distribuição de tarefas
domésticas ou do poder de decisão dentro da família. Neste caso, um dos sexos
tem um estatuto social injustificadamente melhor que o outro. A corrupção
é outro exemplo claro, por gerar o favorecimento ilícito de uns em desfavor de
outros. A corrupção ao nível do estado permite que determinados oligarcas e
grupos de interesses influenciem a produção de leis e a tomada de decisões,
obtendo grandes benefícios à custa dos interesses dos restantes cidadãos. A
economia industrial e de consumo tem um profundo impacto no ambiente,
incluindo em grandes sistemas terrestres como os oceanos e a atmosfera,
ameaçando as oportunidades e, de um modo geral, as condições de vida das
gerações que habitarão o planeta nas próximas décadas.
Procurar soluções para problemas como
estes é dar passos no sentido do desenvolvimento, ou seja, da melhoria das
condições de vida e de felicidade das populações, proporcionando os maiores
benefícios, de forma imparcial e universal, ao maior número possível de
pessoas. Alguns filósofos investigam e analisam as diferentes propostas de
solução procurando encontrar alguma que seja sólida
Tarefa 1: Qual é o papel
da comunicação social no desenvolvimento da sociedade?
Responda a esta questão analisando um
dos seguintes temas:
·
Notícias falsas (Porque são perigosas para a
sociedade? Como se detetam e denunciam? São uma forma de liberdade de imprensa?
Liberdade de expressão...);
·
Agência de notícias LUSA: https://combatefakenews.lusa.pt/ultimas/
·
Manipulação da informação: https://observador.pt/2019/10/29/trump-vs-obama-e-o-conan-tres-curiosidades-sobre-a-operacao-que-matou-o-lider-do-daesh/
·
Redes sociais vs. Imprensa: qual delas é a
melhor fonte de informação? (vantagens e desvantagens de cada uma;…);
·
Escândalos do Facebook: https://pplware.sapo.pt/informacao/escandalo-cambridge-analytica-facebook-perde-35-mil-milhoes/
·
Perigo dos grandes grupos editoriais: http://www.clubedeimprensa.pt/Artigo/1020
·
Imprensa livre e plural (vs. monopólios de
informação, censura e perseguições);
·
Daphne Caruana Galizia: https://expresso.pt/internacional/2018-04-22-Mataram-Daphne-a-jornalista.-Mas-nao-mataram-a-historia-da-corrupcao-em-Malta
·
Jornalismo vs. narcotráfico: https://www.dw.com/pt-br/assassinato-de-jornalistas-no-m%C3%A9xico-%C3%A9-matar-%C3%BAnica-fonte-de-justi%C3%A7a/a-49899520
·
Jornalismo Vs. corrupção política: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/3068055/CIC_Digital_Estrela_Serrano_Jornalismo_e_justi_a_na_cobertura_da_corrup_o_pol_tica.pdf
·
Imprensa livre: http://www.iea.usp.br/noticias/imprensa-livre-poder-transparencia
·
O discurso do ódio nas redes sociais e na
imprensa (vs. Censura, curadoria de conteúdos, liberdade de expressão).
·
Manual de combate ao discurso do ódio (oficial): https://www.dge.mec.pt/referencias-manual-para-o-combate-do-discurso-de-odio-online-atraves-da-educacao-para-os-direitos
·
Lei, Japão: https://www.dn.pt/mundo/japao-aprova-lei-que-visa-erradicar-discurso-do-odio-5192405.html
Tarefa 2: Somos uma
sociedade evoluída? (pode focar-se na sociedade local, regional, nacional ou
mundial)
Responda à questão focando-se no
objetivos do desenvolvimento n.ºs 5, 13 e 16 (?) e nos seguintes temas:
·
Igualdade de género;
·
Ação climática;
·
Transparência vs. corrupção e conflito de
interesses.
Cada uma das tarefas deve ser respondida numa
composição escrita de 300-350 palavras. Essa composição deve ter a seguinte
estrutura:
1. Exposição:
um parágrafo para introduzir o tema e um problema que irá ser desenvolvido
abaixo.
2. Desenvolvimento:
3-5 parágrafos para:
a. Aprofundar
a exposição do problema;
b. Relação
entre o problema tratado e o conceito de justiça social.
c. Apresentar
a situação actual em relação a esse problema: factos, casos, números…
d. Causas
e consequências da situação.
3. Propostas
de soluções.
4. Fontes/referências
de informação, citações e imagens (a utilização de material não referenciado
implica penalizações que podem chegar a -100% do trabalho apresentado).
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