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quarta-feira, 18 de março de 2020

Guião de trabalho: O que é uma sociedade justa?


Filosofia
Trabalho de pesquisa e de preparação -- Guião

O presente guião substitui o enunciado anterior.
Peso: 2
Trabalho individual
O trabalho consiste num conjunto de duas tarefas cujo conteúdo deve estar interligado. Cada uma consiste numa composição escrita (ensaio ou relatório) de 300 a 350 palavras.
Prazos: entrega da primeira tarefa até 23 de março de 2020; entrega da segunda tarefa até 25 de março de 2020.
A quarentena obrigou-nos a reformular o plano de trabalho para o final do segundo período: o peso do trabalho foi alterado e passou a ser um trabalho individual. Ainda que os alunos investiguem em conjunto e que troquem ideias, a redacção dos seus trabalhos é individual.
Não serão aceites trabalhos com conteúdo e organização iguais ou praticamente iguais.
Não serão aceites plágios, ainda que parciais.
A comunicação será feita, preferencialmente, por e-mail (psousa@aepaa.pt). No caso de não conseguirem enviar ficheiros via e-mail, informem-me, para que possamos encontrar uma solução.

Enquadramento:
·         Cidadania e desenvolvimento;
·         Filosofia política: sensibilização para o problema da justiça social – John Rawls e os seus críticos.
·         Problemas do mundo contemporâneo.

Introdução: O tema de fundo deste trabalho é a discussão do que é a justiça social e da forma como esta pode ser alcançada e mantida. Procura-se dispor de informação e de exemplos concretos que facilitem a análise comparativa das teses de John Rawls (Uma teoria da justiça, 1972) e dos seus críticos sobre este problema.
A percepção de que a sociedade é justa ou injusta joga-se no equilíbrio entre (a) as expectativas do indivíduo de ver satisfeitos os direitos e regalias que considera legitimamente seus, (b) os direitos dos outros membros ou das instituições da sociedade (sendo que os direitos de uns são os deveres de outros) e (c) a percepção de que os deveres e direitos de cada um são distribuídos proporcionalmente ou respeitando as regras sociais.
Esse equilíbrio entre direitos, deveres e regras deve assentar no princípio da igualdade? Se sim, que espécie de igualdade deverá ser essa? Igualdade de rendimento? De direitos? De oportunidades? De poder?... Deverá, em vez disso, assentar nos princípios da liberdade e da independência individuais? Dependerá de regras cegas, ou de decisões prudenciais, baseadas no bom senso?
A distribuição e a articulação dos estatutos e papéis sociais são decisivas para a percepção da justiça social. Um papel social representa um conjunto de comportamentos que a sociedade legitimamente espera do indivíduo (+/- deveres). Um estatuto social designa o que um determinado indivíduo legitimamente espera da sociedade (+/- direitos). O conjunto dos papéis e estatutos de um indivíduo formam a sua identidade social, ou seja, o lugar que ocupa na sociedade e a forma como é reconhecido pelos outros e como se reconhece a si mesmo.
Ex.: um mesmo indivíduo pode ser filho, pai, doutor, desempregado e jornalista.
Q1.: Qual é o papel de um jornalista? Descreva os comportamentos esperados de um profissional desta área.[Substitua “jornalista” por “esposa” e por “marido”…]

Q2.: Qual é o estatuto social de um jornalista? Descreva os direitos e as prerrogativas (as decisões que pode tomar sozinho fora do âmbito da lei) de um profissional desta área.

A forma como são distribuídos os estatutos e papéis, os direitos e deveres, pode ser mais ou menos equilibrada, proporcional ou respeitadora da individualidade de cada um. O sentimento de injustiça social surge quando os indivíduos consideram que algum destes aspectos falhou.

A desigualdade de género é um exemplo claro dessa falha, quando não existe alguma justificação racional para a desigualdade de rendimentos entre os sexos, da distribuição de tarefas domésticas ou do poder de decisão dentro da família. Neste caso, um dos sexos tem um estatuto social injustificadamente melhor que o outro. A corrupção é outro exemplo claro, por gerar o favorecimento ilícito de uns em desfavor de outros. A corrupção ao nível do estado permite que determinados oligarcas e grupos de interesses influenciem a produção de leis e a tomada de decisões, obtendo grandes benefícios à custa dos interesses dos restantes cidadãos. A economia industrial e de consumo tem um profundo impacto no ambiente, incluindo em grandes sistemas terrestres como os oceanos e a atmosfera, ameaçando as oportunidades e, de um modo geral, as condições de vida das gerações que habitarão o planeta nas próximas décadas.

Procurar soluções para problemas como estes é dar passos no sentido do desenvolvimento, ou seja, da melhoria das condições de vida e de felicidade das populações, proporcionando os maiores benefícios, de forma imparcial e universal, ao maior número possível de pessoas. Alguns filósofos investigam e analisam as diferentes propostas de solução procurando encontrar alguma que seja sólida


Tarefa 1: Qual é o papel da comunicação social no desenvolvimento da sociedade?
Responda a esta questão analisando um dos seguintes temas:
·         Notícias falsas (Porque são perigosas para a sociedade? Como se detetam e denunciam? São uma forma de liberdade de imprensa? Liberdade de expressão...);
·         Agência de notícias LUSA: https://combatefakenews.lusa.pt/ultimas/

·         Redes sociais vs. Imprensa: qual delas é a melhor fonte de informação? (vantagens e desvantagens de cada uma;…);
·         Perigo dos grandes grupos editoriais: http://www.clubedeimprensa.pt/Artigo/1020

·         Imprensa livre e plural (vs. monopólios de informação, censura e perseguições);

·         O discurso do ódio nas redes sociais e na imprensa (vs. Censura, curadoria de conteúdos, liberdade de expressão).



Tarefa 2: Somos uma sociedade evoluída? (pode focar-se na sociedade local, regional, nacional ou mundial)
Responda à questão focando-se no objetivos do desenvolvimento n.ºs 5, 13 e 16 (?) e nos seguintes temas:
·         Igualdade de género;
·         Ação climática;
·         Transparência vs. corrupção e conflito de interesses.


Cada uma das tarefas deve ser respondida numa composição escrita de 300-350 palavras. Essa composição deve ter a seguinte estrutura:
1.       Exposição: um parágrafo para introduzir o tema e um problema que irá ser desenvolvido abaixo.
2.       Desenvolvimento: 3-5 parágrafos para:
a.       Aprofundar a exposição do problema;
b.      Relação entre o problema tratado e o conceito de justiça social.
c.       Apresentar a situação actual em relação a esse problema: factos, casos, números…
d.      Causas e consequências da situação.
3.       Propostas de soluções.
4.       Fontes/referências de informação, citações e imagens (a utilização de material não referenciado implica penalizações que podem chegar a -100% do trabalho apresentado).



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