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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Deontologia da argumentação - apontamentos


Ficha de trabalho 2: Como trabalhar em Filosofia?

Os problemas de que a filosofia trata não são acerca de coisas materiais ou concretas, no sentido em que uma árvore ou um som são coisas materiais e concretas. É esta a causa da maior parte das dificuldades da filosofia, porque quanto mais nos afastamos das coisas concretas e observáveis, mais somos obrigados a adivinhar, imaginar e interpretar.
Esta dificuldade não é exclusiva da Filosofia; qualquer ciência se debate com ele. Alguns exemplos são o conceito de matéria, os problemas da origem e formação do Universo (Física) ou o problema da origem da vida (Biologia). É por isso que nessas ciências há discussões, investigações e teorias opostas acerca dos mesmos problemas. No entanto, na Filosofia esta dificuldade é muito mais grave, porque trata de conceitos e de problemas que experienciamos apenas nas nossas mentes:
Liberdade
Justiça
Bem [moral, político]
Realidade
Conhecimento
Certeza...
Não podemos falar destes problemas ou conceitos como factos, embora os utilizemos para dar significado ao mundo em que vivemos.Eles são fundamentais para compreendermos o mundo, para organizarmos a nossa vida em sociedade ou para orientarmos as nossas próprias pessoas, mas não são nada que possamos observar fora das nossas mentes. Posso observar claramente uma pessoa a ser impedida de entrar numa determinada loja (é um facto), mas não posso dizer com a mesma clareza se isso é justo ou injusto. Sei que todos estamos sujeitos a pagar impostos, mas é mais justo que todos paguem a mesma quantidade de dinheiro, que todos paguem a mesma taxa de imposto ou que uns paguem e outros não. Aliás, podemos questionar se é de todo justo pagar impostos?
...Se não são factos, como podemos ter certezas acerca do seu significado? Se existem apenas na nossa mente, como posso saber que o significado que eu dou, por exemplo, ao conceito de Justiça, é igual ou melhor do que o significado que qualquer outra pessoa lhe dá?
Como discutir estes problemas de forma produtiva?

a) Criação de normas deontológicas
• Ser o mais objectivo possível: recorrer a factos, sempre que possível; utilizar todos os dados relevantes para o problema que se está a analisar; usar dados que outras pessoas possam observar ou que possam ser repetidamente observados.
• Distinguir factos de interpretações e dar maior importância aos primeiros (esta norma não é 100% correcta).
• Definir claramente e enquadrar o problema que se está a analisar. Justificá-lo, se necessário.
• Usar uma linguagem clara: usar termos simples, tanto quanto seja possível; evitar usar mais do que dois termos para o mesmo significado, e nunca usar dois significados para o mesmo termo.
• Comunicar as suas ideias de uma forma clara, que permita uma fácil compreensão e uma análise crítica por parte do público. O orador tem o dever de se fazer compreender.
• Justificar todas as afirmações.
• Procurar e analisar soluções alternativas para o mesmo problema.
• Ser sempre críttico, começando por sê-lo em relação ao seu próprio trabalho.
• Numa discussão, ouvir os outros e procurar compreendê-los antes de aceitar ou recusar o que eles nos dizem.
• Estar pronto para mudar de opinião.
• Recusar a autoridade: todos os investigadores podem contribuir para o avanço do conhecimento; muitas das antigas autoridades estão ultrapassadas. Ter cuidado com as ideias feitas.

b) Utilização de métodos adequados a cada problema.
Na Filosofia: reflexão (detecção, análise e conceptualização dos factores que compõem ou influenciam o objecto da nossa análise... a partir das tomadas de consciência e/ou da observação da realidade) + argumentação

A formação e a evolução dos conceitos

c) Aperfeiçoamento do discurso argumentativo e criação de normas para a argumentação científica e filosófica
Estrutura, fins e aplicações do discurso argumentativo

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