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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ficha de trabalho: Tipos de argumentos


Um argumento é um conjunto de frases formado por uma conclusão e pela(s) premissa(s) que a justificam. Uma outra maneira de dizer a mesma coisa consiste em dizer que um argumento é uma justificação que sustenta uma tese.
Os argumentos e as justificações têm três elementos fundamentais: problema, tese e argumentos (justificações). Estes três elementos estão sempre presentes, de fora explícita ou de forma implícita.
Os argumentos que geralmente utilizamos podem ser arrumados em alguns tipos. Passamos a apresentar alguns dos mais comuns:

1. Argumentos lógicos: Tentam estabelecer uma ligação lógica (nexo, articulação) entre a conclusão e as premissas. Esse nexo pode ou não ser complexo, pelo que há diferentes tipos de argumentos lógicos:

a) dedutivos: a estrutura destes é tão forte que se aceitarmos as premissas como verdadeiras teremos necessariamente que aceitar a conclusão. Por isso são demonstrações.
Ex.: "Nenhum analfabeto consegue ler esta frase. Logo, quem ler esta frase não é analfabeto."

b) Indutivos (cf. Abdução, generalização, analogia): as premissas apontam para a conclusão, sugerem-na, mas não a demonstram, ou seja, não a provam “matematicamente”. As suas conclusões são hipóteses justificadas.
Ex.: "Um analfabeto não consegue ler. Logo, quem não consegue ler esta frase é analfabeto."

c) analógicos: supõe-se que é possível comparar dois casos diferentes. Se a comparação for aceite, aquilo que se concluiu para a primeira terá que ser concluído para a segunda. Trata-se de um tipo especial de indução.
Ex.: "A lei do mais forte é aplica-se na natureza. Logo, a mesma lei aplica-se à natureza humana."

2. Argumentos baseados em factos: um bom facto relevante e bem utilizado é, geralmente, um argumento fortíssimo, podendo servir de prova ou de contraprova. Se tivermos um conjunto de dados diversificados e concordante, tanto melhor. (Nota: Qualquer caso relevante deve ser tido em conta.)

3. Argumentos baseados em princípios morais consagrados: ...por princípios morais consagrados entendemos, por exemplo, a igualdade de todos os cidadãos perante a lei ou o direito a ter uma nacionalidade. Estes argumentos são fortes ou fracos?

4. Argumentos baseados e sentimentos e emoções: Faz-se apelo aos sentimentos do público, manipulando a sua compaixão, o medo ou o ódio, por exemplo, para através deles obter algo. Forte ou fraco?

5. Argumentos de autoridade: declaram que um especialista ou alguém conhecido tem um opinião que concorda com a nossa. São argumentos fortes ou fracos?

6. Argumentos baseados em teorias: se a teoria for aceite, as conclusões que dela se retiram deverão ser igualmente aceites. Ex.: "A teoria da evolução defende que todas as espécies derivam de um antepassado comum. Por isso, a espécie humana deriva do mesmo antepassado comum."



Exercícios:
1. Analisando cada um dos tipos de argumentos acima indicados, diga se é forte ou fraco. Justifique a sua resposta.
2. Analise cada um dos textos expostos abaixo,
2.1. Sintetizando-o (deixar apenas o essencial; reorganizar e completar a estrutura, caso seja necessário);
2.2. Identificando o problema, a tese e os argumentos da cada um deles (ainda que estejam implícitos).

Texto A: "Fez alguns dias que o meu tio desapareceu, e acho que ele foi comido. Foi visto pela última vez a entrar no bosque. Dias depois encontraram o seu chapéu ao lado de umas pegadas de urso."

Texto B: "As criancinhas pequenas são amorosas e só apetece abraçá-las e dar-lhes muitos beijinhos. Riem e sorriem como se não houvesse mal no mundo! Enchem-nos de ternura e esperança no futuro. As pessoas deviam ter mais filhos."

Texto C: "Muitos dos cientistas que trabalharam na elaboração das primeiras bombas atómicas mostraram-se horrorizados com a ideia de usar estas bombas. Por isso assinaram diversas petições para terminar o desenvolvimento de armas termonucleares. Deveríamos seguir o seu exemplo."

Texto D: "O pequeno Gil acha que por a irmã mais velha ter uma bicicleta ele também deve ter uma".

Texto E: "Não devemos perder tempo a discutir a pena de morte, uma vez que o direito à vida vem expresso na Constituição da República".

Texto F: "Não acredito em extraterrestres, porque não conheço ninguém que tenha sido raptado por marcianos ou que tenha avistado algum OVNI".

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